|
Viceroys Arco, entrada dos portugueses. |
Antes de falar sobre Goa, gostaria de avisar que esse post será diferente, resolvi mudar um pouco a forma dos relatos sobre as viagens.Vou tentar separar por temas: coisas ruins e boas, e o que mais me chamou atenção...etc.. Pois quero fugir dos posts convencionais que só mostram coisas boas ou somente coisas ruins, quero mostrar o mais real possível, portanto aqui vai:
Partida:
Mumbai à Goa, 1 hora de vôo.
Estada:
3 dias no sul de Goa
Companhia aérea:
Indiana Indigo, aviões novos para a minha surpresa. As comissárias parecem terem saído dos anos 60, usam cabelinho chanel e uma maquiagem tipo pin-up. Não tem lanches incluídos, mas é possível comprar dentro do avião.
Por que Goa?
Porque foi uma colônia Portuguesa queria encontrar algo que me lembre o Brasil. Adoro Praia, e dizem que a cidade é mais liberal com relação aos trajes e comportamentos( cansada de usar calças) . E Goa é uma cidade famosa e é considerada o paraíso para os Indianos.
Expectativas:
Encontrar restaurantes e cafés portugueses, encontrar uma cidade mais limpa e mais tranqüila que Mumbai.
Passeios em Goa:
Andei pelas praias do sul, e fui até a Antiga Goa, conheci o portal onde se deu a entrada dos portugueses. Visitei as igrejas mais famosas da Velha Goa: Catedral da Sé, Igreja de São Caetano,Basílica de Bom Jesus e outras...
O que tem de pior?
Para a minha decepção não encontrei restaurantes portugueses e nem cafés, a Velha Goa não tem infra estrutura para receber os turistas.Os banheiros perto das Igrejas são catastróficos, sujos e quebrados. Não tem um lugarzinho sequer limpo para se fazer uma refeição. E as praças ao redor dos patrimônios são sujas e mal preservadas, tem mendigos para todos os lados pedindo dinheiro aos turistas. As ruas são de terras misturadas com o lixo.
O que tem de melhor?
As praias do sul são maravilhosas, limpas, sem muita gente, e com alguns bons restaurantes, perfeitas para família e viagens românticas. Para quem gosta de frutos do mar é uma ótima opção, os preços são bem acessíveis. Vi um pôr- do- sol mais lindo da minha vida. O sol se põe no mar. Goa tem uma cultura mais liberal, podemos usar biquínis, shorts e andar de mãos dadas e dar beijinhos, sem problemas. Goa está repleta de casarões antigos portugueses, alguns ainda preservados, deu até para sentir um pouco do Brasil em Goa.
O que mais me chamou atenção...
Saber da História de São Francisco Xavier, o jesuíta que trouxe a inquisição para Goa, Os condenados eram queimados vivos diante de um grupo de dignitários.Durante 200 anos seguintes, ocorreram 16 mil julgamentos e milhares de pessoas morreram. Com a inquisição, a partir de 1567, todas as cerimônias hindus se tornaram proibidas, os templos foram destruídos e os hindus forçados a se converter. E mesmo responsável por tantas mortes, Xavier foi canonizado e é adorado por todos em Goa.