segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Estudo sobre Diwali ou Deepavali

´Diwali (velas na entrada de casa) 

Significado da palavra
“Uma carreira de Luz”
Deepa= lâmpadas
Avali= fileiras
Esta palavra, com o passar do tempo, tornou-se Diwali em hindi. Mas, no sul indiano em algumas línguas, a palavra não sofreu qualquer alteração.
Religiões que se comemoram o Diwali:
Hinduísmo, Sikhinismo, Budismo e Jainismo. 
Teorias de origem e significados:  
  • Para os historiadores: nasceu na Índia antiga, na época das grandes colheitas.Outros acreditam que seja a celebração da união entre Visnhu e Lakshmi.
  • Para os hindus é uma Homenagem à Deusa Lakshmi como esposa de Vishnu (o sustentador do universo). Mas, alguns indianos acreditam que é a data que Rama resgata  Sita das forças do mal, e leva-a de volta para casa numa noite escura. As luzes e os fogos do festival iluminam o caminho para Rama e Sita.
  •  Para os Sikhs, o Diwali veio a ter significado especial a partir do dia ao qual houve o retorno a cidade de Amritsar do iluminado Guru Hargobind (1595-1644), que havia sido detido no Forte em Gwalior sob as ordens do imperador Mughal, Jahangir (1570-1627). Como o sexto Guru (professor), do Sikhismo, Guru Hargobind Ji, foi libertado da prisão - juntamente com 53 hindus Kings (que eram mantidos como prisioneiros políticos) a quem o Guru havia organizado sua libertação. Após a sua libertação ele foi para o Darbar Sahib (Templo Dourado) na cidade santa de Amritsar, onde foi saudado pelo povo com tamanha felicidade que acenderam velas e diyas para cumprimentar o Guru. Devido a isto, sikhs referem frequentemente que Diwali também como BANDI Chhorh Divas - "o dia da libertação dos detidos".
  • No Jainismo, Diwali é marcado como o nirvana do Lord Mahavira, que ocorreu em 15 de outubro, 527 aC.
  • O festival também é comemorado pelos budistas do Nepal, especialmente os Newar budistas
  • Este festival também celebra o assassinato de Narakasura, o que converte o Diwali num evento religioso que simboliza a destruição das forças do  mal.
  •  Em muitas partes da Índia, é o Baile do Rei Rama de Ayodhya,que após 14 anos de exílio na floresta derrotou o mal Ravana. O povo de Ayodhya (a capital do seu reino) congratulou-se com Rama por iluminação em fileiras (avali) das lâmpadas (Deepa).
  • Em Bengala a festa é dedicada adorar a deusa da força, a Mãe Kali
  • Muitos fieis acreditam que, nesse período, a deusa Lakshmi traz prosperidade ao mundo todo.




Nenhum comentário: