O nome Índia é derivado de Indus,que é derivado da palavra Hindu, em persa antigo. Do sânscrito Sindhu, a denominação local histórica para o rio Indus.Os gregos clássicos referiam-se aos indianos como Indoi (Ινδοί), "povos do Indus ou povo que vivia além do rio Indo".
A constituição da Índia e o uso comum em várias línguas indianas igualmente reconhecem Bharat como um nome oficial de igual status. Hindustão (ou Indostão), que é a palavra persa para a “terra do Hindus” e historicamente referida ao norte da Índia, é também usada ocasionalmente como um sinônimo para toda a Índia.
Rio Indo |
Civilização do Vale do Indo
Os sítios pré-históricos da Índia remontam a cerca de 20.000 a.C, mas os assentamentos agrícolas surgiram perto de 700 a.c e, ao redor de 2500 a.C., forma-se uma sofisticada civilização urbana, que se espalhou pelo vale do Indo nordeste da Índia, em direção a Gujarat.
As principais cidades contavam com estrutura de tijolos, ruas em padrão de grade e elaborados sistemas de esgotos. Selos de pedra, com uma escrita ainda indecifrada, e pesos e medidas padronizados estavam entre os objetos dessa cultura (também conhecida como civilização Harapan), que tinha próspero comércio com a mesópotâmia. Restos de duas dessas cidades podem ser vistos em Lothal e Dholavira, em Gujarat por volta de 1.800 a. C., as cidades entraram em declínio, talvez por mudanças tectônicas ou ecológicas.
Civilização Harapan |
Bibliografia: Eyewitness Travel India e Google imagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário