terça-feira, 9 de novembro de 2010

Rituais do Diwali

Minhas vizinhas fazendo rangolis
Nossa varanda iluminada
O puja da minha vizinha
Docinhos do Diwali
Fogos no Diwali
Enfeites do Diwali


  • Celebrado uma vez ao ano, as pessoas devem usar roupas novas, dividir os doces e estourar rojões e fogos de artifício, comemorando a destruição das forças do mal.
  • As casas são limpas durante o dia, e iluminadas com velas e luzes a noite.
  • Os hindus do norte da Índia abrem seus livros de contas e rezam pedindo sucesso e prosperidade, para o ano que está chegando.
  •  Nessas noites, as esposas hindus dançam, em particular, para seus maridos. Lanternas de óleo são acesas por toda parte e pratos típicos são servidos. É uma temporada de boa sorte e prosperidade.
Dia-dia no Diwali
1º dia – Esse dia é muito importante para os empresários, são feitas orações à deusa Lakshmi para pedir prosperidade.
2° dia  – Os pujas ( oferendas e veneração aos Deuses) são feitos, acompanhado com pedidos .Alguns fogos são estourados.
3º dia – é o dia mais importante do Diwali, as mulheres desenham d o rangoli (um desenho feito na entrada da casa). Acendem-se velas por toda a casa e fazem o Puja  à deusa Laksmi.  Ao cair da noite, cada família vai para a rua soltar seus respectivos fogos. São horas e horas de show pirotécnico por toda Índia.
4º dia - Dia do Gudi Padwa, representa o amor do casamento. Presentes são trocados juntamente com uma refeição típica.
 5° dia – é o dia do irmão. As irmã oferece um  Puja para a proteção do irmão. E em contra parte o irmão faz uma marca na testa da mesma como símbolo de saúde e felicidade. 

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Estudo sobre Diwali ou Deepavali

´Diwali (velas na entrada de casa) 

Significado da palavra
“Uma carreira de Luz”
Deepa= lâmpadas
Avali= fileiras
Esta palavra, com o passar do tempo, tornou-se Diwali em hindi. Mas, no sul indiano em algumas línguas, a palavra não sofreu qualquer alteração.
Religiões que se comemoram o Diwali:
Hinduísmo, Sikhinismo, Budismo e Jainismo. 
Teorias de origem e significados:  
  • Para os historiadores: nasceu na Índia antiga, na época das grandes colheitas.Outros acreditam que seja a celebração da união entre Visnhu e Lakshmi.
  • Para os hindus é uma Homenagem à Deusa Lakshmi como esposa de Vishnu (o sustentador do universo). Mas, alguns indianos acreditam que é a data que Rama resgata  Sita das forças do mal, e leva-a de volta para casa numa noite escura. As luzes e os fogos do festival iluminam o caminho para Rama e Sita.
  •  Para os Sikhs, o Diwali veio a ter significado especial a partir do dia ao qual houve o retorno a cidade de Amritsar do iluminado Guru Hargobind (1595-1644), que havia sido detido no Forte em Gwalior sob as ordens do imperador Mughal, Jahangir (1570-1627). Como o sexto Guru (professor), do Sikhismo, Guru Hargobind Ji, foi libertado da prisão - juntamente com 53 hindus Kings (que eram mantidos como prisioneiros políticos) a quem o Guru havia organizado sua libertação. Após a sua libertação ele foi para o Darbar Sahib (Templo Dourado) na cidade santa de Amritsar, onde foi saudado pelo povo com tamanha felicidade que acenderam velas e diyas para cumprimentar o Guru. Devido a isto, sikhs referem frequentemente que Diwali também como BANDI Chhorh Divas - "o dia da libertação dos detidos".
  • No Jainismo, Diwali é marcado como o nirvana do Lord Mahavira, que ocorreu em 15 de outubro, 527 aC.
  • O festival também é comemorado pelos budistas do Nepal, especialmente os Newar budistas
  • Este festival também celebra o assassinato de Narakasura, o que converte o Diwali num evento religioso que simboliza a destruição das forças do  mal.
  •  Em muitas partes da Índia, é o Baile do Rei Rama de Ayodhya,que após 14 anos de exílio na floresta derrotou o mal Ravana. O povo de Ayodhya (a capital do seu reino) congratulou-se com Rama por iluminação em fileiras (avali) das lâmpadas (Deepa).
  • Em Bengala a festa é dedicada adorar a deusa da força, a Mãe Kali
  • Muitos fieis acreditam que, nesse período, a deusa Lakshmi traz prosperidade ao mundo todo.




sábado, 6 de novembro de 2010

Diwali, Festival de Fogos!

Ontem fomos ver a festa pelos arredores, e foi muito divertido. Fogos de artifícios foram soltos por horas. Não é igual ao nosso Ano Novo que a gente só solta à meia noite e pronto, os indianos investem muito nas compras de fogos, são horas e horas de show! Mas, um fato curioso e negativo que eu observei foi a negligência com as crianças durante a queima de fogos, pude ver crianças pequenas brincando com fogos sem a menor supervisão de um adulto, muito estranho! Porém é uma festa inesquecível!
O Diwali, realmente é lindo, é mesmo um festival de luzes. Confiram nas fotos:








Ps: Mais fotos no Orkut.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Diwali, Festival das Luzes!



Essa semana está sendo bem legal aqui na Índia, as casas estão todas iluminadas, parece até com o nosso Natal. Fogos de artifícios são estourados todos os dias. Tudo ficou mais alegre e colorido. Os indianos estão mais simpáticos, amorosos e contentes. Todos os apartamentos no meu condomínio estão com as varandas enfeitadas por luzes, e guirlandas feitas de flores decoram as portas. Sempre ao cair da noite minhas vizinhas enfeitam o corredor com desenhos no chão feitos com pós coloridos e acendem velas... lindo, lindo de se ver! Eu adoro esses rituais indianos, parecem tão fieis à religião.
 São cinco dias de Festival, cada dia tem um significado e um ritual diferente. No primeiro dia, os indianos costumam limpar toda a casa. A minha vizinha contratou uma empresa de limpeza para deixar a casa brilhando, pois de acordo com a crença só assim a deusa  Lakshmi  (esposa de Vishnu, o sustentador do universo) pode entrar na casa. Lakshmi não gosta de sujeira e nem bagunça. Até falei para o meu marido, que se dependesse de bagunça Lakshmi não entraria na minha casa nunca, pois não sou nada organizada...he,he...
 Para entrar no ritmo indiano, também colocamos luzes na nossa varanda. O Erik (meu filho de 6 anos) adorou! E deu-me até uma nostalgia de saudade da família por lembrar o Natal.
Como sempre, todo festival religioso da Índia tem vários significados e diversas teorias de origem, portanto, impossível resumir num só post. Vou dividir esse tema em várias partes, mas esse post será somente para passar as minhas atuais impressões.
Estamos ansiosos para o cair da tarde, pois hoje, de acordo com algumas informações,  é o dia principal do festival. No começo da noite, eles iluminarão as ruas e cantarão para os deuses aos sons de muitos fogos.  Contarei para vocês amanhã...
Namastê!