sábado, 18 de setembro de 2010

Ganesha

Nestes últimos dias, em virtude do Ganesha Festival, ando estudando muito sobre esta divindade chamada Ganesha e gostaria de compartilhar com vocês meus descobrimentos:

O Senhor Ganesha


Ganesha é o primeiro Deus a ser reverenciado em todos os rituais Hindus. Está nas portas dos templos e casas protegendo as suas entradas. Ganesha é o Deus que remove todos os obstáculos, ele é o protetor de todos os seres. Ele também é o Deus do conhecimento. Ganesha representa o sábio, o homem em plenitude, e os meios de realização. Ganesha é filho de Shiva e Parvati. Shiva é o Deus criador do Yoga.

Mitologia


Reza a lenda que Parvati vivia muito só, pois Shiva passava longos períodos meditando nos Himalayas. Assim, ela resolveu ter um filho, criando-o a partir da matéria de seu próprio corpo, misturada aos óleos perfumados que usava durante o banho. Após dar vida ao menino com um sopro, ela o colocou de guarda no portão do palácio, pedindo que não permitisse a entrada de ninguém. Enquanto ele cumpria as ordens de sua Mãe, o Senhor Shiva retornou de sua meditação e foi barrado pelo menino, que não o conhecia. Furioso, Shiva mandou seu exército atacá-lo e, ao perceber que ele não se rendia, cortou-lhe a cabeça.



Um Deus com cabeça de Elefante




Ao ver esta cena, Parvati ameaçou destruir toda a Criação. Para contê-la, Shiva
ordenou a seus exércitos que trouxessem a cabeça do primeiro ser vivo que encontrassem. A cabeça trazida foi a de um elefante e Shiva a colocou sobre os
ombros do menino, fazendo-o voltar à vida, transformado num ser divino. A seguir, deu-lhe a liderança de seus exércitos e o comando das forças espirituais.



Simbolismo

No simbolismo da fábula contada, os seguidores do hinduísmo vêem a história da humanidade: acreditam que nascemos de Deus - pois a Criação não existiria sem o Criador - mas esquecemos da nossa origem e, muitas vezes, não reconhecemos nosso Pai. Apesar disso, ele, por misericórdia,corta o nosso ego para que possamos renascer, na plenitude de nossa herança Divina.

Nenhum comentário: