sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Diwali, Festival das Luzes!



Essa semana está sendo bem legal aqui na Índia, as casas estão todas iluminadas, parece até com o nosso Natal. Fogos de artifícios são estourados todos os dias. Tudo ficou mais alegre e colorido. Os indianos estão mais simpáticos, amorosos e contentes. Todos os apartamentos no meu condomínio estão com as varandas enfeitadas por luzes, e guirlandas feitas de flores decoram as portas. Sempre ao cair da noite minhas vizinhas enfeitam o corredor com desenhos no chão feitos com pós coloridos e acendem velas... lindo, lindo de se ver! Eu adoro esses rituais indianos, parecem tão fieis à religião.
 São cinco dias de Festival, cada dia tem um significado e um ritual diferente. No primeiro dia, os indianos costumam limpar toda a casa. A minha vizinha contratou uma empresa de limpeza para deixar a casa brilhando, pois de acordo com a crença só assim a deusa  Lakshmi  (esposa de Vishnu, o sustentador do universo) pode entrar na casa. Lakshmi não gosta de sujeira e nem bagunça. Até falei para o meu marido, que se dependesse de bagunça Lakshmi não entraria na minha casa nunca, pois não sou nada organizada...he,he...
 Para entrar no ritmo indiano, também colocamos luzes na nossa varanda. O Erik (meu filho de 6 anos) adorou! E deu-me até uma nostalgia de saudade da família por lembrar o Natal.
Como sempre, todo festival religioso da Índia tem vários significados e diversas teorias de origem, portanto, impossível resumir num só post. Vou dividir esse tema em várias partes, mas esse post será somente para passar as minhas atuais impressões.
Estamos ansiosos para o cair da tarde, pois hoje, de acordo com algumas informações,  é o dia principal do festival. No começo da noite, eles iluminarão as ruas e cantarão para os deuses aos sons de muitos fogos.  Contarei para vocês amanhã...
Namastê!

Nenhum comentário: