quarta-feira, 9 de março de 2011

Manual de sobrevivência na Índia-Parte III


Tudo que você precisa saber sobre a Índia e ninguém teve a coragem de te falar...


Continuação...

Chegando ao aeroporto...

Se você vem a trabalho ou para visitar um amigo, aconselho que você solicite alguém para te buscar no aeroporto, um motorista da empresa (todas as empresas têm motoristas para os empregados estrangeiros, pois estrangeiros aqui não dirigem, explicarei em breve o porquê) ou um taxista indicado pelo amigo. Mas, se não tiver outro jeito, tente ir num desses guichês de transporte, dentro do aeroporto, e solicitar um táxi. Nunca mesmo, tente dar um de espertinho e ir com sua bagagem para fora do aeroporto e tentar se virar sozinho, principalmente se você for mulher. Essas medidas não são contra roubos, eles não roubam aqui! São contra crimes sexuais, pois dezenas de mulheres já foram estupradas por taxistas, e o detalhe que todas tinham a pele branca.

Procurando um apartamento...

Antes de fechar um contrato de trabalho aqui na Índia, saiba que embora o país tenha um custo de vida baixo, os alugueres de um bom apartamento pequeno mobiliado de dois quartos não serão menos do que R$ 1.500,000, isso em Mumbai, onde eu moro. Se você tem uma família grande e precisa de um apartamento maior de três ou quatro quartos, você gastará no mínimo R$ 3.700, a 4.000,00.

Os apartamentos bons que eu falo, não chegam a ser os considerados bons no Brasil, são “bons” para a Índia. São os habitáveis, e mesmo assim como eu falei no post “Lar, doce lar”, você poderá encontrar de tudo no seu prédio desde ratos gigantes, baratas, pinceladas vermelhas (tabaco mastigável)  cuspidas por todos nos corredores e lixo em todo canto. Nem um lugarzinho limpo. Nem as ruas da pior favela brasileira chegam aos pés de qualquer condomínio por aqui. Mas, se você tem muita grana, pode morar junto com atores de Bollywood, daí você fará e verá a diferença, eles moram em bairros afastados da cidade, em mansões faraônicas.

Outra coisa, se você vem a trabalho dê prioridade a arrumar um apartamento aconchegante que você goste, pois tenha certeza que não existirá lugar melhor na Índia para você ficar. Quero dizer, que a cidade é muito limitada para diversão, muito limitada em cores, e em alegrias. Pois, existirão dias que você voltará para seu lar com o coração apertado (se você for uma pessoa sensível) de ver tanta injustiça e sofrimento pelas ruas. Portanto nada melhor que um doce lar para revitalizar suas energias.

Por favor, considere que estou falando sobre pessoas que vem a trabalho, pois as empresas costumam subsidiar os empregados em moradia, principalmente em países menos desenvolvidos.

Mas, claro, se você é jovem e vem mais para mochilar por aqui, claro que você encontrará  apartamentos ou hotéis baratinhos.

Coxão:  Algo curioso na maioria dos apartamentos que a gente viu foi o coxão, nunca vi um coxão tão duro em toda minha vida, e olha que eu sempre gostei de coxão mais firme. Mas, os daqui parecem que têm enchimentos de palha (dizem que é feito assim) , a sensação é que você está dormindo no chão. No começo, eu nem dei muita importância, meu marido ao contrário de mim já sentiu muitas dores nas costas e logo comprou um colchonete e colocou encima do coxão e solucionou o problema (uma boa dica). Eu, teimosa, continuei dormindo assim, agora estou aqui toda destroncada....rsrsrsrs


Para alugar um apartamento:

 A imobiliária exige um depósito no valor de seis alugueres como seguro do apartamento, restituído na rescisão. E também o pagamento de dois meses de alugueres na entrega das chaves, sendo que um aluguel fica para o proprietário e outro para a imobiliária. Mas, claro que tudo isso é negociável.




Imagens: prédios comuns em Mumbai, toda cidade é assim. Fotos tiradas por mim, em Fevereiro de 2011.

3 comentários:

Fernanda Figueiró disse...

Jackeliny, cai sem quere no seu blog e nao consegui parar de ler.. Me identifiquei muito, quero te parabenizar por ter conseguido retratar tao claramente e honestamente as experiencias e
angustias de nos estrangeiros (ou melhor(brasileiros) aqui na India. Eu me chamo, Fernanda, sou casada com um indiano a 7 anos e entre muitas idas e vindas estamos na India a 9 meses.

Fernanda Figueiró disse...

Felizmente moramos em Goa ( no sul, onde as praias sao lindas e realmente o por do sol 'e incomparavel) e onde como voce citou tudo 'e um pouco mais "ocidentalizado" e temos um padrao de vida muito bom. Aprecio muitas coisas boas que existem por aqui porem nao consigo fechar os olhos para as desigualdades gritantes a meu redor...porem nada comparado a Mumbai. Tomei a liberdade de compartilhar o link do blog com uma comunidade de mulheres apaixonadas por indianos no facebook, quero dividir com elas essas informacos "preciosas". Parabens pelo blog.
segue meu e-mail figueirof@yahoo.com.br

Jackeliny Palmgren disse...

Oi Isis! mandei um email para você, você recebeu?