quarta-feira, 16 de março de 2011

Manual de sobrevivência na Índia- Parte V


Tudo que você precisa saber sobre a Índia e ninguém teve a coragem de te falar...

Continuação...

As particularidades do povo...



Presentes

Se você fizer um aniversário e convidar alguns indianos, saiba que é costume os convidados receberem presentes, sim isso mesmo que você leu: os convidados recebem presentes. E não são lembrancinhas como as que a gente dá no Brasil: uma sacolinha com balas. São presentes de verdades. Presenciei isso, quando meu filho foi convidado para um aniversário de um amiguinho, na hora da despedida o aniversariante entregou um presente (era um jogo educativo) para ele.

Eles também presenteiam quem vai visitá-los no hospital ou em casa quando estão doentes. E também dão doces para os vizinhos quando  compram um carro.

Tirar os sapatos

É aconselhável tirar os sapatos antes de entrar nas casas, templos e em alguns estabelecimentos comerciais. Esse gesto também é visto em casas na Europa, e se a gente for analisar, é muito saudável fazer isso, imagina quantas sujeiras a gente não traz para casa nos sapatos. Eu, já estou tão acostumada que já é automático tirar os sapatos também na minha casa.

Pés

Pés significam a parte mais impura dos corpo, portando nunca deixe os pés encostarem  num indiano( nem sei se é possível fazer isso). Quando for se sentar na posição de oração nos templos, é aconselhável deixar os pés escondidos embaixo do próprio corpo.


Algumas manias (ou tiques) indianos:

Cuspidas

Todo mundo cospe toda hora! Cospem por causa de um tabaco mastigável, que é de cor vermelha e deixa os dentes vermelhos. As cuspidas são dadas em todos os lugares, em todas as paredes e chãos, indiferente do lugar. Eles cospem ate na rua em alta velocidade, abrem as portas do carro e ou do auto-riquixa e cospem.

Bichinho do Ham-ham

Em todos os lugares você escuta o bichinho do ham-ham, você pode até imaginar que todos têm algum problema na garganta. Mas, não é isso, é uma mania coletiva. Eles fazem ham ham para você sair da frente em vez de  pedir com licença, faz ham ham quando passa no corredor, faz ham ham quando quer furar a fila.... ham ham para tudo. No começo é até estranho, mas logo depois você se acostuma, o chato é quando você pega a mania do ham ham. Meu marido e meu filho já absorveram o ham ham, e eu passo o dia inteiro tentando corrigi-los...rsrsrsrs...

Cabeça mexendo

Quando você faz qualquer pergunta para um indiano, na verdade você nunca obtém uma resposta concreta. Eles respondem com um gesto na cabeça, respondem mexendo a cabeça para a direita e esquerda, da mesma forma de um limpador de pára-brisa. Até hoje não sei se isso é positivo ou não. Mas, geralmente esse gesto quer dizer sim, ou qualquer concordância, ou mesmo significa que ele entendeu.

Tabaco mastigável

Lojinha  num buraco da parede
Cuspidas na parede
Imagens: Google imagens na primeira e terceira foto, a segunda é de minha autoria.

2 comentários:

Mauricio disse...

Fantástico teu manual de sobrevivencia...confesso que dei algumas risadas em alguns pontos sordidos e comicos de sua narrativa...se cuide por ai..bjao

Jackeliny Palmgren disse...

Obrigada Mauricio...rsrsrsrs...aqui tudo é uma comédia...Beijos.