terça-feira, 22 de março de 2011

Happy Holi Forever!


Holi detalhadamente...

Seria legal se todo dia fosse Holi na índia, pois eu nunca os vi tão felizes. Senti-me numa Rave, colocaram jatos d’agua para refrescar as pessoas e muita tinta. Vi muita alegria nas faces indianas, pessoas que nunca falaram conosco vieram nos desejar um Happy Holy acompanhados com um largo sorriso.

Neste dia todos se misturam, todos são iguais. É como o nosso carnaval, todo mundo esquece as tristezas e caem na folia.

A trilha sonora do Holi  eram músicas de Bollywood ou dance ocidental, como Justin Bieber ou Beyonce. O diferente é que mesmo numa festa tão alegre assim, os homens e mulheres não ficam juntos. São  separados, um grupos de mulheres de um lado, grupos de homens do outro. E eu que queria ficar juntinho do marido parecia estranho para eles, e mulheres me convidando para a turma delas e os homens convidando meu marido para a turma deles...rssrsrs...

Como eu falei antes, a comemoração aqui em Mumbai já pode ser vista nos preparativos: no sábado, na lua cheia, podemos presenciar o Holika Dahan ( explanado num dos posts abaixo). Neste dia, antes do cair da noite, vi mulheres e homens bebendo muito no shopping e eu que pensei que eles nunca bebiam.  E ao escurecer, as crianças jogam água uma na outra, e em seguida a fogueira é acesa acompanhada com alguns rituais hindus: o que pude observar que alguns colocavam docinhos na fogueira, faziam preces e jogavam água ao redor da fogueira. Presenciei também um show de alguns dançarinos de Punjab, fotos abaixo.

No domingo, o Holi propriamente dito, uma chuva de cores pelo corpo, até hoje ainda temos tintas pelo corpo, meu marido mesmo ainda está com o cabelo azul...rssrsrsrs....

Fiquei sabendo também que é de costume eles beberem uma mistura de leite com maconha, perguntei algumas pessoas sobre isso, mas eles me disseram que bebem sim, mas em grupo privado. Pude ver alguns com leite no copo e super eufóricos, presumo que seja essa a bebida. Vi também alguns bebendo whiskeys e cervejas. Presenciar essa bebedeira toda, inclusive das mulheres, foi uma grande surpresa.

Nós queríamos ver o Holi por toda cidade, mas fomos aconselhados a ficar somente na nossa rua, cujo  as tintas eram supervisionadas, pois dizem que é comum as pessoas usarem tintas mais químicas e que podem causar queimaduras de terceiro grau. Nessa época também ocorrem muitos acidentes por causa do efeito das bebidas.

Mas, a alegria que eu presenciei foi sublime. Achei lindo quando as criancinhas se aproximavam de mim com tintas nas mãos e passavam no meu rosto carinhosamente. E também presenciei que os homens ficam mais próximos, abraçam-se e dançam, cantam juntos como se nessa hora todas as diferenças são esquecidas e o mais importante é celebrar a vida e a felicidade das cores. Happy Holi forever!


Holika Dahan, ritual Hindu

Holika Dahan

Ritual Hindu no Holika Dahan

Ritual Hindu no Holika Dahan

Holika Dahan

Holika Dahan

Músicos de Punjab

Eu no Holika Dahan


Com os dançarinos de Punjab



Dançarinas de Punjab

Nenhum comentário: