terça-feira, 29 de março de 2011

Últimos Dias na Índia


Queridos leitores, estou partindo da Índia na primeira semana de Abril. E ainda não sei qual será minha próxima morada, mas, entre esse meio, andarei me aventurando pela Tailândia, por alguns países da Europa e finalmente Brasil.

O Sabor da Despedida e o Aprendizado...

Na semana passada,alguns amigos de Mumbai fizeram um aniversário surpresa adiantado para mim, e também valeu como despedida. E foram estranhos os meus sentimentos, apesar de ter sofrido bastante aqui na Índia, vou embora com uma mistura de alegria e tristeza. Não tem jeito, não sei lhe dar com despedidas. Despedir-me de pessoas que talvez a gente não veja mais, é árduo! Pois, de alguma forma a gente sempre termina criando carinho pelas pequenas coisas e pessoas que estão ao nosso redor.

Meu aprendizado aqui na Índia foi construído com dores e alegrias. O que mais doeu foi presenciar o sofrimento deste povo, vê pessoas em total miséria, (e meu lado ateísta grita mais alto nessa hora, apesar de ser agnóstica). Fico Imaginando, que enquanto, eu estou aqui teclando na minha cadeira confortável e com o corpo bem alimentado, logo aqui fora da minha janela existem milhões de pessoas em total miséria: crianças moribundas exploradas e a mercê do descaso total, mulheres sujeitadas ao machismo descabido de uma sociedade com ideias arcaicas, mulheres na construção, mulheres trabalhando sem nenhum direito. Pois só sobraram deveres: deveres de ter dotes para casar, deveres de cuidar do marido, de cuidar da prole; deveres e mais nada. Sinto muito por todo esse sofrimento indiano, sinto muito mesmo.

Nos dias seguintes, apesar da correria, farei de tudo para terminar os posts sobre o guia de viagem sobre a Índia, pois quero partir sem deixar nada faltando e pronta para começar uma nova experiência, 
e conto com a presença de vocês! Até mais...







Imagens: Amigos brasileiros em Mumbai, fazendo  uma comida maravilhosa baiana, e um bolinho de aniversário surpresa.

Nenhum comentário: