terça-feira, 14 de junho de 2011

De motorhome pela Europa- em Salzburgo, a cidade de Mozart!

16-05-2011


Entramos na Áustria, a paisagem é linda, montanhas ainda com vestígios de neve. Havia chalés aconchegantes no meio das colinas, mas ao chegar ao centro da cidade de Innsbruck não era o que a gente imaginava. É uma cidade como qualquer cidade grande, com muitos prédios e muita gente. Por isso, achamos melhor seguir para Salzburgo, a cidade de Mozart! Pegamos a estrada novamente, e logo escureceu e decidimos dormir em Übersee.

Übersee é uma cidade pequena, bem rural. Muito verde contornado por Alpes.Paramos num Stellplatze, numa fazenda, e fomos abençoados por uma tarde linda.



Local de nascimento de Mozart

17-05-2011

Chegamos em Salzburgo, ainda na Áustria, e deu o maior trabalho para estacionar o motorhome pois as ruas eram muito pequenas, mas conseguimos estacionar um pouco distante do centro histórico e caminharmos até lá. Salzburg é linda! Com ruas de pedras, muitos restaurantes e cafés. Encontramos vestígios de Mozart por todos os lugares: em lojas de chocolates, comerciais, anúncios de concertos, fotos dele por todo canto...

Fui ao museu de Mozart localizado na casa onde ele nasceu. Mas, confesso que fiquei um pouco decepcionado, paguei 7 euros e não tinha muito o que ver, 15 minutos já foi o bastante. Porém, deu para sentir a energia da época. No museu havia uma mecha de cabelo de Mozart com alguns fios brancos que estavam numa esfera de vidro. Também tinha um anel de Mozart, um violino pequenino simples e rústico, e um piano. O interessante é que todo material exposto no museu pertencente a Mozart ou a esposa era de tamanho pequeno, parecia tudo de brinquedo. Presumo que naquela época todos tinham pequena estatura, vi uma bolsa da esposa de Mozart que parecia uma bolsinha de uma menina de 5 anos, tudo muito peculiar .

Nas paredes alguns escritos com as passagens da vida de Mozart: as influências musicais dos pais de Mozart, a mudança para Veneza e a adoração por ela, e uma pintura à óleo expressando as últimas horas agonizantes no seu leito de morte. A causa da morte não foi clara, foi confusa na época, foi diagnosticada como conseqüência de uma forte febre.

Ficamos mais 2 horas explorando Salzburgo e seguimos para a Itália. O caminho, como sempre, é cercado de muitas montanhas e Alpes cobertos de neves. As imagens por todo caminho eram cinematográficas.

Dormimos em Maria Alm, é uma vilarejo no meios dos Alpes, com muitas estações de esquis. Um dos mais famosos e sofisticado ponto turísticos de inverno.

Maria Alm

Nenhum comentário: