sábado, 11 de junho de 2011

De motorhome pela Europa

Continuação...
De Feucht para Füssen, ainda na Alemanha


15/05/2011

Desde a entrada da Alemanha pude perceber as mudanças físicas. Diferentemente dos suecos, a maioria possui cabelo escuro contrastando com a pele clara. São mais vaidosos e gostam de ostentar luxo. As casas são aconchegantes e possuem telhados escuros. As cidades que passamos eram rústicas com ruas de pedras, lembrei muito de Campos do Jordão. Muitos cafés e pubs com suas cervejas enormes expostas nas mesas, pois alemão que é alemão aprecia cervejas e suculentas salsichas de vários tipos. Amei tudo na Alemanha!

Chegamos em Füssem; a cidade é linda, bucólica, com muitos cafés e restaurantes tipicamente alemães. Também vimos um castelo que parecia de conto de fadas, o Castelo Neuschwanstein. Inclusive, esse castelo serviu de inspiração para Disney.

O Castelo de Neuschwanstein

Em alemão é Schloss Neuschwanstein, castelo Novo Cisne de Pedra. É um palácio alemão construído na segunda metade do século XIX, perto das cidades de Hohenschewangau e Füssen, no sudoeste da Baviera.

Foi edificado por Luis II da Baviera. O rei tinha um refinado gosto artístico e usou como inspiração na arquitetura do castelo a obra musical do grande compositor Richard Wagner. Inclusive, o nome Neuschwanstein significa "novo cisne de pedra", uma referência ao "cavaleiro do Cisne", Lohengrin, da ópera com o mesmo nome.

Apesar da sua arquitetura medieval, o castelo foi construído com as melhores tecnologias da época. Usando acabamentos da tecnologia estrutural,engenhos a vapor e elétricos, ventilação moderna e canalizações de aquecimento.

Um rei declarado louco

Estou apaixonada pela história de Luis II. Li sua biografia, e constatei que a vida desse rei excêntrico é digna de um filme. A vida realmente imita a arte.

O rei desde jovem era um rebelde ligado a arte: ao teatro e operas e poesias. Um jovem bonito de uma intelectualidade refinada dos próprios amantes da arte. Era um eterno sonhador, que me fez lembrar o chapeleiro da Alice no país das maravilhas. Porém, o rei teve um fim trágico como todas as óperas que ele admirava. Ele foi considerado louco! Louco como o chapeleiro de Alice, louco por suas extravagâncias de ser ele mesmo, louco por causa dos seus sonhos. Sonhos de tentar trazer a arte aos seus súditos, sonhos de construir castelos de conto de fadas. Sofreu pressões do catolicismo aos seus desejos homossexuais, mas teve a coragem de ser sempre ele e desistiu de um casamento arrumado com uma mulher, pois o excêntrico não consegue viver de mentiras. E por tudo isso pagou caro, pagou com sua vida. E até parece que Richard Wagner, o famoso, compositor alemão fez um presságio na sua primeira visita ao rei, ele descreveu o rei:

"Ah, ele é tão bonito e inteligente, emotivo e encantador, que temo que sua vida derreta neste mundo vulgar como um sonho fugaz dos deuses."



A nossa passagem por Neuschwanstein...

O dia estava chuvoso com algumas horas ensolaradas. Fomos tentar subir o penhasco onde se encontra o castelo, mas logo desistimos por causa da chuva forte e voltamos para o motorhome ao aguardo de uma melhora no tempo. E por fim, o tempo só foi melhorar perto das 5 da tarde; infelizmente o castelo estava fechado, e nos restou somente a exploração pelas redondezas do castelo com direito a um friozinho e uma garoa que insistia em cair por toda nossa estada. A vista do castelo e das redondezas é maravilhosa. Fiquei um tempo numa ponte encima de uma cachoeira que corria até o castelo, e foi um dos lugares mais impressionantes que eu já vi na minha vida. Era como estar num filme de época, até poderia imaginar o rei Luis II caminhando pelo desfiladeiro e dissertando poesias.

A ponte que eu descrevi é chamada de Marienbrücke (Ponte de Maria) e fica sobre o desfiladeiro Pöllat, assim chamada em homenagem a Maria da Prússia. O lugar tinha uma energia boa, poderia ver todo o castelo e toda a extensão da cachoeira. Uma cachoeira de águas verde-claras que brotava de dentro de uma caverna, e que logo depois formava um tranqüilo lago cercado de uma grama verde e ornado por algumas casinhas no estilo alemão. O fascínio era tanto que entrei em transe por presenciar tamanha beleza, senti inspirações e vozes de personagens épicos. Poderia sentar ali mesmo e ficar por horas mergulhada nessa atmosfera.


Mais informações sobre Luis II:http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_II_da_Baviera
Mais sobre o  Castelo de Neuschwanstein:http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Neuschwanstein


Imagens:as paisagens são de minha autoria, Luis II do google imagens 

Nenhum comentário: